ODS ONU Contemplados

ODS ONU Contemplados
5 anos atrás

ODS - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU

Falar em desenvolvimento sustentável é falar em encontrar maneiras de garantir o sustento das gerações atuais, sem que isso comprometa o meio ambiente e as necessidades das gerações futuras.

Sem dúvidas, encontrar caminhos para colocar essa ideia em prática não é tarefa fácil. E ainda que cada um de nós busque adotar hábitos mais “verdes” em defesa do Planeta e dos seres vivos, precisamos mesmo da ajuda que tenha mais poder em mãos para promover mudanças.

É por isso que a ONU — a Organização das Nações Unidas —, uma organização intergovernamental, se reúne com os países membros para traçar planos que contem com a cooperação global. E foi assim que surgiram os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável.

O que são os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável

Os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) e suas respectivas metas — ao todo, somam-se 169 — foram desenvolvidos com o propósito de fazer com que os 193 países membros da ONU alcancem o desenvolvimento sustentável até 2030.

Abaixo, você vai conhecer cada um dos objetivos dessa proposta que foi apresentada em 2015, na sede da ONU em Nova York, e assinada por todos os líderes presentes. São eles:

#1 – Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares;

#2 – Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável;

#3 – Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;

#4 – Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos;

#5 – Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas;

#6 – Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos;

#7 – Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos;

#8 – Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos;

#9 – Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação;

 

#10 – Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles;

#11 – Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;

#12 – Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis;

#13 – Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos;

#14 – Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável;

#15 – Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade;

#16 – Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis;

#17 – Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Porque é importante que a sociedade e as empresas conheçam os ODS

Como visto, são muitos os objetivos e metas. Todos devidamente pensados para que sejamos capazes de ter sucesso nesse desafio que é conseguir promover um desenvolvimento sustentável em todos os âmbitos.

Há muito, o comprometimento dos governos, empresas e outros detentores do poder, assim como o comprometimento da própria sociedade é apontado como fator determinante para a conquista desses e de qualquer outro objetivo que envolva o bem-estar de todos os seres vivos do Planeta.

E a questão é que, ainda que vivêssemos um cenário ideal de esforço constante e conjunto, concluir os 17 objetivos não seria tarefa fácil. Atualmente e cada vez mais, nos preocupamos com esse desenvolvimento sustentável, mas ainda temos dificuldade de, de fato, agir de forma conjunta e construtiva com esse propósito.

Portanto, quanto mais empresas — sejam elas grandes ou pequenas — e pessoas conhecerem os ODS, melhores serão as nossas chances de conquistar bons resultados.

Como pessoas e empresas podem fazer a sua parte pelo cumprimento dos ODS

Ao conferir a lista dos 17 objetivos, é possível notar que alguns parecem mais diretamente relacionados à nossa ação (e não à dos governos e demais identidades) do que outros. Mas a questão é que toda mudança de mentalidade e hábitos em favor do desenvolvimento sustentável contribui.

Individualmente, cada um de nós pode buscar uma mudança de hábitos que, ainda que simples, podem ter um impacto grande, sobretudo a médio e longo prazo. Uma dica? A reciclagem do lixo eletrônico é uma boa medida!

As empresas também podem fazer a sua parte para criar uma rotina e uma marca mais sustentável. E, para tanto, devem começar a mudar hábitos de gestão e envolver seus colaboradores de todos os níveis no processo.

Assim, formando uma comunidade cada vez mais ativa e unida com o mesmo propósito, contribuímos para criar condições e incentivar ações para o cumprimento das metas que levam os objetivos da agenda 2030.

#1 - Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares;

#2 - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável;

#3 - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;

#4 - Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos;